Carta Informativa Maio/Junho

Posted: quinta-feira, 30 de junho de 2011 by Daniel Mochileiro in
0

Novos meninos na Casa Esperança

Posted: by Daniel Mochileiro in
1


Já chegaram Beto, Messinho e Cris para as suas novas casas.
Antes de sairmos da Triagem, eles lavaram suas roupas "novas",
ajudaram na limpeza da casa, tomaram banho sem muita reclamacão e
esperavam com muita ansiedade. O caminho era longo, mas Michael e
Gabriella tinham um DVD na van o que foi uma excelente distracão.

Foi maravilhoso observar a chegada na Casa Esperanca. Quando lhes
foi mostrado o quarto DELES, suas PRÓPRIAS camas, e SEUS lugares para
guardar as roupas e outros pertences; eles abriram um grande sorriso.
Aliás, dois deles. Vai levar mais tempo para o outro meninos acreditar
que é verdade, que ele stá em um lugar seguro com pessoas em quem ele
pode confiar. Eles tem um passado horrível. A equipe do Projeto
REstauracão tem tempo, paciência e muito amor. Esperamos que os
meninos nos dêem tempo para ajudá-los. Precisamos de orar para que
eles permanecam. Os próximos 30 dias serão difíceis.

Os outros meninos da Casa Esperanca deram as boas vinda, de
praxe: ir para a quadra, jogar futebol e estabelecer seus domínios.
Eles o fazem de uma forma agradável. Até o momento em que fui embora,
todos estavam sorrindo. Os outros meninos entendem. Eles já foram
recém-chegados. Preciso salientar que eles doaram roupas para os novos
meninos, e dividiram o espaco de seus quartos e receberamos novos
meninos de uma forma graciosa (embora que no jeito adolescente de
ser).
Isso é que é a Esperanca.

Nós poderíamos ter passado pelas últimas semanas sem oracões,
amor e encorajamento. Muitos perguntaram como ajudar. Junte-se a nós
como missionário, construtores em missões, voluntários, equipes de
curto prazo, através de apoio financeiro para um menino ou em geral e
certamente através de suas oracões. Estamos de volta na base onde
posso responder mais facilmente em detalhes.
Com gratidão e bencãos da JOCUM-Recife e da equipe do Projeto
Restauracão

Primeiros dias de Triagem

Posted: segunda-feira, 13 de junho de 2011 by Daniel Mochileiro in
2


Muito obrigado pelas suas orações, encorajamento e apoio. Não conseguimos colocar em palavras o quanto isso significa para nós. Chegamos a um número de quatorze países orando por essas crianças!

Veja o que aconteceu nestes ultimos dias:

Terça-feira à noite – Depois de explorar a propriedade, os meninos tomaram banho (frio, mas ainda assim…), uma cama (um colchão, mas ainda assim…), lençóis (emprestados da Casa Esperança…Fico pensando o que esses meninos estão usando….), uma refeição quentinha com os utensílios apropriados (à essa altura, preferimos colheres…) e nenhum probleminha. Na hora de dormir, Ulrik; nosso líder do Projeto Restauração e eu; sentamos no chão entre os colchões e conversamos sobre as regras e expectativas. Eram informações bem básicas e eles absorveram tudo. É muito claro que esses meninos estão em um lugar onde são queridos e com pessoas que se importam com eles. Eles não querem ficar quietos, lembrando que eles normalmente ficam acordados até mais tarde e em estado de alerta para evitar o perigo…ou entrar nele. Ulrik começa a ler Davi e Golias. Foi impressionante ver os meninos, um a um, se acalmando e caindo no sono. Nenhum aguentou até o final da história.

Quarta-feira – Eu estou no segundo piso da casa de triagem. Um Pastor suiço bondosamente nos emprestou esse lugar para realizarmos duas semanas de triagem. Eu estou assistindo cinco meninos jogar futebol usando o que chamamos de “a lei da selva”. Em outras palavras, sem regra alguma. Até agora, ninguém se machucou o bastante para chorar ou desistir. Acho que eles poderiam entrar em um time de rogby! Apenas cinco estão jogando. Hoje, um deles foi embora.

Quinta-feira – Hoje foi um dia cheio, de belos momentos a momentos assustadores. Foi lindo quando um dos meninos me chamou pra ver como ele havia arrumado sua cama. Ele estava muito satisfeito consigo mesmo. Na primeira noite, ele mal sabia o que fazer com os lençóis. É difícil pensar que ele, provavelmente, nunca teve alguém para protegê-lo durante a noite. Até que começaram uma guerra de manga. Isso deve doer muito. Eles não parariam até que um cachorrinho entrou na linha de fogo e ganiu. Um mais durões é apaixonado por animais, por isso pararam a guerra, senão ele iria levá-la a sério e não iria ater-se apenas às mangas.

Obrigado por suas orações! A equipe e principalmente os meninos precisam de suas intercessões.

Deus abençoe ricamente,

Tempo de Triagem na Casa Esperança!!!

Posted: sábado, 4 de junho de 2011 by Daniel Mochileiro in
0


Finalmente, após semanas, e até mesmo meses de investindo em relacionamento e confiança, chegou a hora de resgatar os meninos da vida nas ruas. Existe um programa a ser seguido para assegurar que esses meninos, que tomam essa difícil decisão de deixar as ruas, sejam capazes de assimilar as suas novas vidas na Casa Esperança.

Chamamos esse próximo passo de triagem. Triagem é um termo usado por médicos, militares e equipes de socorro em desastres, para garantir que aqueles que estão sendo tratados/socorridos tenham a capacidade de aproveitar os benefícios decorrentes. O alvo é ter certeza de que os meninos querem mudança. É um tipo de filtro que nos ajuda a ver se eles desejam desistir do “comportamento das ruas”. No momento eles estão; sob efeito de drogas, brigas, roubo e se comportam de uma forma inaceitável pela Casa Esperança. É importante oferecermos aos meninos a chance de se ajustarem às regras, horários e expectativas antes que eles vão morar com os meninos que já estão na Casa Esperança.

A triagem do Projeto Restauração já começou nas ruas na interação com as crianças, na construção de relacionamentos confiáveis e no aprendizado com as circunstâncias que eles vivem. Durante nossas visitas noturnas, contamos aos meninos sobre a Casa Esperança e o que significaria para eles a mudança das ruas para a Casa. Alimentação, moradia, uma cama, um banheiro, banho, escola ( que para eles, nem sempre é motivo de alegria!), cuidados médicos, uma família, pessoas que se importam com eles e amor.

Nas próximas semanas, enviaremos notícias diárias e pontos de oração à medida que trabalhamos na triagem. Por favor, não exite em tirar dúvidas ou enviar palavras de encorajamento.

Por favor, junte-se a nós, em oração por essa triagem, para vermos o resultado na vida de cada um dos meninos que tomaram um passo em direção a uma nova vida, para que permaneçam durante o processo e que daqui há alguns anos deixem a Casa Esperança com um future cheio de esperança.

Jeremias 29:11 é a palavra de direção de Deus. “Pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o SENHOR, planos de paz e não de mal, para dar-lhes um future e esperança.”