Europa! Em meu pouco tempo de missionário e menos ainda como missionário integral, tenho escutado pessoas, de diferentes igrejas, idades, formações e funções fazendo comentários do tipo: “Missionário na Europa? Pra quê?” “O que o fulano foi fazer na Europa? Turismo missionário?” “A Europa não precisa de missionários, mande-os para a África!”.
Fico muito triste quando escuto comentários como esses, que só me mostram como os seus pronunciantes estão desinformados. Por pensamentos assim é que escrevo esta postagem para o blog a respeito deste continente, mais especificamente sobre a Holanda.
Todos sabem que a Europa é o berço do protestantismo. Foi na Europa que nasceram e atuaram grandes missionários como George Whitefield, John Wesley, Charles Spurgeon também conhecido como o “Príncipe dos pregadores” dentre outros homens que perturbaram o continente Europeu com a Pregação do Evangelho.
Hoje em dia este mesmo continente apodrece aos poucos em uma enorme e fria geladeira espiritual. O ateísmo tem se tornando uma das maiores religiões na Europa alcançando milhares de “fieis” que buscam na razão e no prazer próprio uma felicidade rápida e humanista.
O que aconteceu com a Europa “reformada” e com seu grande histórico de missionários que fizeram das praças europeias, grandes cultos com mais de cem mil ouvintes do evangelho?
Vamos citar um dos menores países da Europa: A Holanda.
A quantidade de jovens holandeses menores de 18 anos viciados em maconha está aumentando. Muitos deles começam a fumar aos treze anos de idade.
O problema é tão sério que muitos vão parar em clínicas de reabilitação. Os jovens fumantes têm conflitos com os pais, abandonam os estudos e muitos são conhecidos pela polícia por roubarem para sustentar o vício.
Uma pesquisa realizada pela produtora de televisão pública holandesa NOS revelou que, no ano pasado, três clínicas especializadas em desintoxicação acolheram 370 adolescentes viciados em maconha. Desde 2002, a quantidade de jovens viciados quadruplicou e estão sendo construídos outros três centros de tratamento na Holanda para atender ao aumento da demanda.
Quando sabemos de informações como estas percebemos que a Holanda precisa muito mais de Jesus do que pensamos. Apesar de ser um pais de primeiro mundo, crianças estão enchendo os pulmões de fumaça e se tornando cada vez mais dependentes quimicos. Onde estão as igrejas holandesas? Onde estão os missionários pertubadores de satanás pregando nas ruas e calçadas da Holanda?
Eu acredito que muitos dos jovens que se viciam em drogas nunca tiveram pelo menos cinco minutos conversando com um grande homem de Deus. Até porque não é algo tão normal de se ver na Europa. Cada pessoa vive em sem mundo fechado, onde você pode crer no que quizer, des de que fique calado.