Segundo Congresso Nordestino de Missões

Posted: terça-feira, 12 de novembro de 2013 by Daniel Mochileiro in
0

Foi um tempo muito impactante para a nossa vida, "do 21 a 25 de outubro realizou-se o 2º Congresso Nordestino de Missões na cidade de João Pessoa, PB. Com tema “Um só Deus, uma Igreja, uma Missão”, o Congresso apresentou entre outras coisas relevantes, a força missionária do nosso país, presentes através das igrejas locais, denominações,  agências e escolas missionárias.  Lá estavam alguns dos melhores da Missiologia brasileira e até visitantes de renome internacional, como Sam Salomon que é um dos maiores consultores cristãos sobre Islamismo. Ele ministrou em duas plenárias sobre o desafio da evangelização dos mulçumanos.

Aliás, o ponto alto do evento foi exatamente a autoridade dos mestres pelo que ensinavam, pois todos tinham vida e experiências missionárias, aliadas ao excelente preparo acadêmico, com publicação de livros, realização de pesquisas, educação pós-graduada e, acima de tudo, uma vida cristã que inspirava a todos os congressistas.

Entre os preletores, destacamos Ronaldo Lidório que apresentou o sermão de abertura versando sobre o tema “Um só Deus, Uma Igreja, Uma Missão”, que disse o seguinte: “É injustificável que ainda haja 121 etnias indígenas sem missionários (31 delas no Nordeste). É injustificável que haja cerca de 10.000 povoados ribeirinhos no Norte do Brasil e 700 mil ciganos sem igreja (300 mil ciganos no Nordeste, com menos de 0,5% de evangélicos). É injustificável que haja duas mil comunidades quilombolas que não possuem igreja entre elas e nem no seu entorno. É injustificável que haja seis mil assentamentos no Sertão sem presença de igreja”. Sem dúvida, é da responsabilidade da igreja brasileira, especialmente a nordestina, abraçar estes desafios. 


Ao concluir sua mensagem, Ronaldo fez um veemente apelo e 
centenas de jovens e adultos se decidiram pela obra missionária, seja para a promoção da mesma nas igrejas locais, seja para o sustento, e principalmente para a ida aos campos.
Russell Shedd, conhecido mestre da Palavra de Deus, ministrou quatro poderosas reflexões devocionais em Colossenses com insights que questionavam estilos mudanos que entram na vida dos crentes e desafiou a vivermos uma vida mais consagrada e santificada. Jorge Noda, pastor presbiteriano e respeitado teólogo, apresentou um seminário sobre “Alcançando o mundo pós-moderno e Secular com o Evangelho”, mostrando os desafios e oportunidades diante do secularismo, pluralismo, relativismo e dogmatismo. E na plenária expôs de forma contundente uma rica mensagem sobre a Trindade e Missões. Também tivemos palestras com Hernandes Dias Lopes, em noite inspirada, pregou sobre a vida e obra do missionário Paulo,  Eduardo Leandro Alves que nos mostrou como levar a igreja local a ter visão e prática missionária. 


A música ficou por conta da Banda Sal da Terra e do Pr. Aguinaldo Melo. A Banda Sal da Terra, sempre com seus louvores regionais e contextualizados, que alegraram o público presente no louvor a Deus; o Pr. Aguinaldo Melo que compôs o lindo hino oficial do Congresso, conduzia todos à adoração.

Nós voltamos com a visão renovada da importância de Missões, com a convicção de um maior envolvimento com o trabalho missionário."

Obrigado a todos que oraram por nós nesse tempo tão especial, obrigado por ofertarem em nossas vidas e por acreditarem cada vez mais no nosso chamado!

Deus abençoe você!!!

Daniel e Juliana.