- LUTO -

Posted: quinta-feira, 26 de abril de 2012 by Daniel Mochileiro in
0

Pois é gente. Mas um menino de rua morreu em Recife. É esse que ta na foto ao lado. Um pequeno amigo que leva o nome do meu irmão. Gabriel morreu aos treze anos atropelado em Recife. Esse garoto tinha um sorriso lindo e uma esperteza de dar inveja. Sempre eu perdia dele no dominó, mas Gabriel perdeu a vida pra esse sistema em que vivemos. Lugar de criança é na escola, é na famíla e não nas ruas.


Fica o meu desabafo para esse governo corrompido.Estamos perdendo os nossos valores morais e nos tornando cada vez mais prostitutos. Nossos ideais estão sendo vendidos pelo dinheiro que não mais o dominamos mas que tem dominado e guiado nosso povo e nossos líderes. Tantas crianças como o Gabriel morrem diariamente em todo o Brasil e não temos feito quase nada. 


Eu perdi as contas de quantas vezes esse menino me pediu uma camisa, uma comida. Os direitos dessa criança foram roubados pelo nosso governo caído. O sorriso envolvente do Gabriel ficará na minha memória mas a indginação do fato me ajudará a ser ainda mais contra o nosso sistema edonista e egoista. Amarei ainda mais as nossas crianças de rua. Ainda que os direitos deles foram furtados, o AMOR DE JESUS CRISTO ainda está disponível e Deus me usará. E termino meu desabafo em lágrimas.

Aula de louvor e adoração ETED JOCUM RECIFE

Posted: by Daniel Mochileiro in
0

             Oi gente! No meu aniversário dia 25 de Abril, eu dei uma aula sobre louvor e adoração na ETED (Escola de Treinamento e Discipulado) aqui na JOCUM - Recife. Pediram para eu postar a aula no blog. Então aqui está. Espero que gostem e seja de bom proveito.

1- Introdução

Quando falamos em louvor e adoração, a primeira idéia que vem em nossas mentes é de estarmos cantando um hino ou um cântico na igreja. É normal pensarmos assim, pois, cantar é a maneira mais comum utilizada por nós, para expressarmos o nosso louvor e a nossa adoração a Deus.

Mas o louvor e a adoração não se limitam apenas a estarmos cantando hinos ou cânticos ao Senhor nos cultos de domingo. Louvor e adoração são muito mais do que isto: O Louvor e a adoração devem ser encarados e praticados como um estilo de vida. O apóstolo Paulo escreveu: “Portanto quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Co. 10:31). Fundamentado nessa passagem, entendo que para o cristão cada ato da vida deve ser um ato de louvor e de adoração à Deus, ou seja, tanto o louvor quanto a adoração, devem estar presente em tudo o que fizermos. Eles devem ser manifestados no falar, pensar, vestir, trabalhar, estudar, orar, cantar, etc. Porém, nos cultos da igreja atual, a forma mais popular de louvor e adoração é por meio de cânticos e hinos (Louvor cantado).



Para nos ajudar a desenvolver este conceito, vamos ver o que as Escrituras nos ensina sobre o louvor e a adoração:

2 - O que é louvor?

De acordo com a Bíblia, o louvor está associado com a idéia de agradecimento, elogio, valorização, glorificação, exaltação, por aquilo que Deus faz (fez, fará) em nossa vida ou na dos outros. (Sl. 145:4; Sl. 147:12-13; Is. 25:01; Lc. 19:37), ou seja, nós louvamos a Deus por Suas obras, bênçãos, curas, livramentos, perdão, graça, amor, misericórdia, cuidado, etc. O louvor está sempre associado a uma ação de Deus. Deus age(agiu, agirá) e seu povo O louva(agradece, exalta, elogia, etc.). Contudo, o motivo principal do louvor é a Salvação em Cristo. Nosso louvor é centralizado em Cristo. Nossas canções são centralizadas em Cristo, sobre Ele e para Ele. Jesus é a razão do nosso louvor.

3 - O que é adoração?

Qualquer tentativa de definir adoração será falha, devido ao enorme significado que ela abrange. Seriam necessários lermos vários livros para abordar tudo que precisamos compreender a respeito da adoração. O autor A. P. Gibbs em seu livro “Adoração”, escreveu: “A palavra adoração assim como outras palavras admiráveis como ‘graça’ e ‘amor’ podem ser mais facilmente experimentadas do que descritas.” E ele tem razão. É muito mais fácil experimentarmos (praticarmos) a adoração do que descreve-la. Porém, passeando pela Bíblia, vemos que a adoração está associada freqüentemente com a idéia de culto(resposta), reverência, veneração, por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, Imutável, etc.). (Sl.96:9; Ap. 4:8-11; Ap. 7:11-12; Ap. 11:16-17), ou seja, independente do que Deus faz, fez ou fará, nós O adoramos(cultuamos, reverenciamos, veneramos) por aquilo que Ele é, ou seja, sua pessoa(natureza, caráter e atributos).


4 - Os principais obstáculos ao louvor e a adoração.

Naturalmente porque adoração é algo que alegra tanto o coração de Deus, e incomoda muito o inimigo das nossas almas, devemos ficar atentos, porque enfrentaremos obstáculos para que a verdadeira adoração aconteça. Contudo, é importante estarmos conscientes que nem todo obstáculo ao fluir da adoração é culpa do diabo. Em grande parte, a nossa natureza caída é a que mais apresenta resistência ao oferecer da adoração que Deus deseja de nós. Vejamos os principais obstáculos.


•  Limitar-se ao Local da adoração: Este conceito é muito comum em nossas igrejas; achar que a adoração só deve ser exercida e praticada na igreja, e assim, nos esquecendo que também devemos louvar e adorar a Deus em casa, no trabalho, na escola, etc. Nós precisamos nos conscientizar de que adoração não é parte da nossa vida; ela é a nossa vida. A Bíblia diz: “Buscai o Senhor [...] buscai perpetuamente a sua presença” (Sl.105:4). Adorar a Deus deve ser a primeira atividade, assim que abrimos os olhos pela manhã, e a última atividade, ao fechá-los à noite. Adorar deve ser uma atividade constante na nossa vida. Adorar a Deus deve ser um estilo de vida.


•  Falta de conhecimento de Deus: Este sem dúvida, é um dos maiores obstáculos à adoração a Deus; É impossível adorar a Deus sem conhece-lo. A Bíblia diz: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento”(Os.4:6). A adoração está intimamente ligada ao conhecimento que temos de Deus. Quanto mais conhecermos a Deus, mais profunda e consistente nossa adoração se torna. Por outro lado, quando falta conhecimento de Deus (relacionamento correto com Deus), nossa adoração será distorcida e doente. E consequentemente não agradará o coração de Deus.


•  Amargura: Como podemos adorar a Deus “de todo coração”, se existe alguma mágoa corroendo nosso relacionamento com alguém? A Bíblia diz: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta”(Mt.5:23-24). Deus só aceita a nossa adoração(oferta de vida) quando dispomos de um bom relacionamento com os nossos próximos.


•  Pecado não confessado: A Bíblia diz: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”(Is.59:2). Só podemos oferecer a verdadeira adoração a Deus após confessarmos os nossos pecados.


•  Amor as coisas do mundo: Enquanto estivermos dando prioridade aos valores do mundo, nós nunca conseguiremos nos aprofundar em uma vida de adoração. As vaidades humanas, os prazeres e desejos malignos, pessoas e lugares inconvenientes, ações e pensamentos que tiram o primeiro lugar de Deus em nossas vidas, tudo isso são obstáculos que nos impedem de adorar ao Senhor. A Bíblia diz: “porque onde está o teu tesouro aí estará também o teu coração” (Mt.6:21), se o nosso tesouro não for Deus, nosso coração estará em outro lugar.


•  Preguiça e Negligência: A preguiça e a negligência andam juntos. A conseqüência natural da preguiça é aumentar a negligência com as coisas de Deus. Quando começamos a perceber que estamos ficando negligentes em nossa vida com Deus, isso é um forte indicador de que estamos preguiçosos, e está na hora de irmos ter com a formiga (Pv.6:6-11). A preguiça e a negligência são um grande obstáculo à adoração a Deus. Podemos ver a negligência na adoração quando adoramos a Deus de qualquer jeito, sem nos preocuparmos se estamos agradando a Ele ou não. Jesus falou sobre a negligência dos fariseus em relação a adoração. Ele disse: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; e em vão me adoram[...]”(Mt.15:8-9).


•  Orgulho e Soberba: O orgulho e a soberba são sinônimos. Conforme o dicionário elas significam o elevado conceito que alguém faz de si próprio ou amor-próprio exagerado. Podemos ver o orgulho e a soberba em nossa vida quando estamos preocupados primeiramente em agradar a nós mesmos antes de Deus. Mas a Bíblia no ensina: “[...] digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo, além do que convém, antes, pense com moderação[...]”(Rm.12:3). Porém, orgulho e soberba não significam apenas pensar demais em nós mesmos. Orgulho e soberba podem ser vistos principalmente quando vivermos uma vida independente de Deus. Quando vivemos assim, isso se torna um grande obstáculo para que Deus aceite a nossa adoração. A Bíblia diz: “[...] revestir-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes” (1Pe.5:5, Tg.4:6). Orgulho é independência. Humildade é dependência. Quando vivemos com humildade, reconhecendo constantemente a nossa dependência de Deus, a nossa adoração subirá como um aroma suave ao Senhor.


•  Rotina: Se a nossa adoração se torna algo mecânico e repetitivo, ela está condenada a se tornar um fardo para Deus. Deus se cansa da adoração de seu povo quando esta se torna uma mera rotina. Para que a adoração toque o coração de Deus, nós precisamos estar dispostos a mudar os nossos hábitos

UMA CARTA PARA OS MANTENEDORES

Posted: quinta-feira, 19 de abril de 2012 by Daniel Mochileiro in
1

Sempre fico feliz quando escrevo diretamente para quem tem acompanhado a obra missionária em minha vida! Faz alguns meses que não escrevo uma carta para os mantenedores e parceiros ministeriais pois o blog tem feito esse papel muito bem, 
hoje eu quero escrever pra você.

Em primeiro lugar eu vou agradecer a todas as orações em que o meu nome tem sido mencionado, às famílias que tem investido tempo de oração para a minha pessoa e para a missão evangelística em que dedico integralmente a minha vida. Deus tem usado vocês de uma forma que não dá para escrever em uma carta. Quero também registrar a todos aqueles que tem financiado a obra missionária, pessoas que tem investido no meu sustento financeiro. Todo o mês é um milagre e vocês são parte disso, Deus tem te usado bastante. Obrigado!



Irmãos, já terminou o meu tempo na Casa Esperança (Casa de recuperação e reabilitação de menores), já fez um ano, nossa passou bem rápido. Cresci em uma área muito importante pro ministério: o discipulado. Aprendi sobre o direito e o estatuto da criança e do adolescente, pude ver como Deus pode realmente transformar o desprezível em extremamente valioso. Foi um bom e importante tempo de crescimento espiritual, 
intelectual e missionário.

Ainda continuo trabalhando no ministério da rua, vamos nas noites de recife fazer um trabalho de misericórdia com menores moradores de rua. Crianças que fazem das calçadas o seu próprio lar.


Atualmente também lidero o ministério de louvor da base de Jocum-Recife e estou trabalhando na ETED (Escola de treinamento e discipulado), essa escola específica tem o foco em crianças em risco. Trabalharei apenas o teórico que é concluído em três meses.



Amados, noivei! Glória a Deus, um grande passo na minha vida. Abençoados pelas famílias, minha e a dela. Abençoados pelos nossos pastores e autoridades espirituais. Estou super empolgado, meu casamento será em Dezembro aqui na Base de Jocum-Recife. Deus me presenteou com uma missionária que é uma potência nas mãos de Cristo.

 

Setembro ta chegando e será a vigem missionária para a Holanda, onde passaremos um mês espiando a terra e fazendo trabalhos evangelísticos nas ruas de Amsterdam. Já conseguimos todo o dinheiro da estadia no lugar por um mês e para três missionários. Estamos orando e trabalhando para conseguir o que resta das passagens que é R$1.790,00 ida e volta para cada missionário. A equipe que irá conta com três missionários.  Eu, Juliana minha noiva e o missionário Kayo que atualmente se encontra em Cabo Verde na África.

Para conseguir com mais facilidade o visto permanente na Holanda preciso ser formado em um curso superior. Então eu e minha futura esposa estaremos entrando em uma universidade em Natal RN no próximo ano, e paralelamente trabalhando em missões com a Igreja Cristã Eterna Aliança e com o N’ativa - Missões de Impacto. Tenho o desafio de conseguir mais mantenedores e parceiros ministeriais para essa missão. Estou bastante empolgado com o que Deus tem preparado para esse tempo.
 
Que Deus te abençoe muito e obrigado por segurar a corda enquanto desço até o poço, dos dois lados existem cicatrizes. Fiquem na paz de Cristo.
Abraços!


Daniel Ferreira